segunda-feira, 28 de junho de 2010

sintomas de que as coisas mudam no futebol

Século XXI + globalização =

    * Alemanha jogando bonito.
    * Brasil melhor que Argentina em goleiro e zagueiros.
    * Argentina (muito) melhor que Brasil em atacantes.

O futebol também sofre com a ação do tempo. Ao invés de rugas, porém, ele mostra transformações - algumas improváveis. 

Quem poderia supor que a seleção brasileira, famosa por oferecer ao mundo armadores e atacantes brilhantes, teria numa copa do mundo seu maior destaque nos jogadores da defesa? Ainda assim a seleção figura entre os favoritos ao título, mesmo que o futebol apresentado até agora esteja aquém do esperado.

Quem cresceu assistindo a Alemanha desenvolver um futebol chato e pragmático, jamais imaginaria uma equipe com tanta desenvoltura ofensiva desfilar pela grama africana. Hoje, a Alemanha conta com um camisa 8 canhoto chamado Özil, que poderia perfeitamente vestir a 10 brasileira. Os germânicos atacam por todos os lados, mostram versatilidade e honram a camisa que vestem. Impressionou o que fizeram com os ingleses nas oitavas.

A Argentina não tem aquela garra de outros tempos. Entretanto, seus atacantes estão entre os mais valorizados do futebol mundial. Quem não queria se dar ao luxo de ter no seu banco de reservas Agüero e Diego Milito? Outra: os argentinos, que sempre formaram técnicos estrategistas, inovadores, alinhados às tendências mais evoluídas, encaram uma copa tendo Maradona treinando seu time, com mais beijos e afagos do que instruções táticas para seus comandados.

O que não muda no futebol mundial são os erros de arbitragem. Mais uma vez eles vêm sendo determinantes, sempre presentes e assombrando clubes e seleções. Ingleses e mexicanos que o digam...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails