

Os anos 80 foram de jornadas inesquecíveis. Alguns títulos, muita rivalidade... Mas seriam na década seguinte os picos de emoções fortes. Confesso que o rebaixamento de 91 foi uma facada no rim, mas a euforia da Era Felipão, que chegaria a partir de 94, é o que ficará marcado para sempre. Passávamos por cima de todos, impiedosamente. Nosso time jogava com muita garra, além de uma boa dose de técnica.
Em campos japoneses pela segunda vez, fomos parados pelo então poderoso Ajax, que era a base da seleção holandesa. Aquele 0 a 0 foi sofrido, onde jogamos com 10 em campo a maior parte do tempo. O supertime holandês só foi capaz de nos derrotar na cobrança de pênaltis. 1995 terminava com este golpe cruel, para alegria da torcida colorada, que festejou como se o Inter tivesse conquistado um título.
Se é meio óbvio falar de finais, vou então mencionar a lembrança de um jogo do brasileirão de 1996, Vasco x Grêmio, em São Januário. O time carioca contava com Edmundo, mas o domínio campal era tricolor. O paredão no meio era sinônimo de bola roubada e a natural manutenção da supremacia técnica. Mas o Animal Edmundo tinha um ferramental raro, e surpreendeu o goleiro Danrlei com um chute da intermediária, encobrindo o arqueiro gremista e decretando a injustiça no placar. Dali em diante, deu-se início um massacre que poucas vezes vi parecido entre times da mesma divisão. O Grêmio ignorou o desfavorecimento por jogar como visitante e encurralou o Vasco em sua área. O problema era o ataque, que estava desfalcado, e a bola teimava em não entrar. No final, uma jogada de escanteio terminou no gol de empate. A vitória não veio, e nem fez falta. A superioridade foi monstruosa num campeonato cujo título viria mais adiante.
Com tantas conquistas (2 Libertadores, 1 Mundial, 2 Brasileirões, 4 Copas do Brasil), há um momento na história que reforça o orgulho gremista mais do que qualquer outra coisa: a Batalha dos Aflitos. Todo tricolor se emociona ao lembrar daquele Náutico 0x1 Grêmio, pela série B do ano de 2005. Aquilo vale mais que um mundial, uma façanha inigualável e inestimável, com uma amplitude que torcedores de outros times não conseguem mensurar. A arrancada de Ânderson (pra nós, o Andershow) rumo ao gol adversário, é uma imagem que jamais sairá da retina. Heroísmo puro.
Hoje, no nosso aniversário, deixo meus parabéns ao Imortal Tricolor Gaúcho. Muitos anos de vida para nós!
Fotos: gremio.net e gremio1903.wordpress.com
4 comentários:
ÉS TORCEDOR DO GRÊMIO???
EU TBM! ahsuahsuahus
ACEITA PARCERIA?
http://gremista-sangueazul.blogspot.com/
VALEU!
t's such a important site. fabulous, very fascinating!!!
-------
[url=http://oponymozgowe.pl]Opony Mozgowe[/url]
[url=http://pozycjonowanie.lagata.pl]Pozycjonowanie[/url]
[url=http://www.racer.com.pl/w3936/opony.html]opony[/url]
Hi there
Awesome post, just want to say thanks for the share
Hey - I am really delighted to find this. cool job!
Postar um comentário