segunda-feira, 6 de setembro de 2010

brasileirão 2010: um primeiro turno mal resolvido



Pretendia começar o post dizendo "o primeiro turno do Brasileirão chega ao final", mas campeonato brasileiro que se preze precisa ter jogos postergados. Não basta olhar a tabela de classificação e procurar a coluna P, de Pontos. Ela não é elucidatória. Precisamos interpretar as demais colunas, a começar pelo número de jogos de cada equipe. Hoje, apesar de liderar os clubes da série A, com 38 pontos, o Fluminense não pode ser considerado o "campeão" do primeiro turno, pois tem um jogo a menos que o Corínthians, 37 pontos e principal adversário ao caneco de 2010. O coringão teve um jogo adiado para que pudesse festejar em paz o aniversário de 100 anos, o que nos leva à coluna A, de Aproveitamento, normalmente a última, também sinalizada em muitos sites com o símbolo %

Organizando as equipes por aproveitamento, onde os pontos conquistados são divididos pelo número de jogos, o Corínthias assume a dianteira, pois tem 68,5% contra 66,7% do tricolor carioca. Confuso, mas como conceber um Brasileirão sem essas e outras confusões? Esse é o nosso charme.

Se quisermos nos ater ao lado esportivo do futebol, ou seja, o que acontece dentro de campo, alcançaremos o que realmente interessa: o desempenho das equipes e suas potencialidades. Algumas impressões (e uma previsão) sobre a rodada número 19 do certame e o virtual encerramento do primeiro turno:

- O Flamengo desaprendeu a fazer gols, mas tem um dos melhores marcadores do Brasil, o meia Williams, e o melhor lateral direito em atividade, Leo Moura.

- (A previsão) Toninho Cecílio, técnico do Vitória, será um dos próximos a perder o emprego. A queda de sua equipe é vertiginosa, considerando que há poucas semanas disputava a final da Copa do Brasil contra o Santos.

- O troféu "fôlego curto" vai para o Avaí, atualmente na 13a posição. Culpa do plantel, que não supre à altura as ausências de vários titulares.

- O São Paulo deverá fazer um segundo turno com aproveitamento muito superior ao que obteve no primeiro. Tem excelentes reservas e uma base que vem sendo bem aproveitada pelo técnico Baresi. A perspectiva é boa.

- O Atlético-MG alterna bons e maus momentos em seus jogos. Não tem time para estar na 17a posição, mas comete erros de quem deve abandonar a série A. A volta de Obina fortalece o ataque, mas outras mudanças precisam ocorrer.

- O Grêmio resolveu seus problemas de indisciplina, mas ainda não encontrou o sistema ideal de jogo. A volta dos gols de Jonas é a boa notícia para o tricolor.

A próxima rodada marca o início do segundo turno, com grandes duelos no meio da semana. Os pontos corridos garantem ao menos uma "final" em cada rodada, onde uma derrota pode significar a perda irreversível de posições e o afastamento das metas traçadas. Muitas horas de bola rolando nos aguardam.

foto: band.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails