quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Campeonato Estadual é Bom Pra Quem?

E começam os estaduais... E daí?
            Não é de hoje que os campeonatos estaduais causam polêmicas, mas não é pra menos, que tipo de jogador “profissional” consegue seu nível físico ideal para jogar o ano todo com 12 dias de pré-temporada.
            Pode parecer exagero, mas o que acontece no calendário do futebol brasileiro faz parecer que não temos futebol profissional, pois jogadores são trabalhadores exercendo sua profissão, portanto, nada mais justo que 30 dias de férias como qualquer outro profissional.
            Porém, nosso calendário é absurdo e cruel com nossos “profissionais”, mas claro, esse assunto envolve muito dinheiro (patrocinadores, TV, rádio...), vai além das quatro linhas, entretanto, é algo que vem incomodando cada vez mais, pois os próprios estaduais se desvalorizam com isso, já que, os grandes clubes que participam deles acabam jogando com time B, com time misto, dando férias mais longas para seus jogadores principais, e quando o caso, priorizando outros campeonatos, como a Libertadores.
            Mas a pior das consequências dos estaduais ocorre do meio para o fim dos campeonatos importantes, Libertadores e Brasileiro principalmente, pois na reta final desses campeonatos, os jogadores importantes começam a se machucar, ter problemas físicos e desfalcar seus times, uma triste conseqüência da falta de uma melhor pré-temporada, priorizando mais o condicionamento físico, preparando os atletas para a longa temporada.
            Assim, Campeonato Estadual é Bom Pra Quem? Somente para os times pequenos, times do interior, clubes que não almejam grandes conquistas, times que somente ganham visibilidade nos estaduais mesmo, que se prepararam muito tempo antes do início deles, mas não para os grandes clubes, os quais deveriam ter um calendário diferenciado.           
Mateus Valduga Bosa!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails