terça-feira, 23 de novembro de 2010

Real X Barcelona: uma multidão de grandes jogadores

Na proxima segunda-feira teremos aquele que no momento deve ser o clássico que mais reúne grandes jogadores em todo o mundo. O Barcelona entrará em campo com sete titulares da seleção espanhola campeã do mundo, incluindo Xavi, Iniesta e Villa. A eles se somam o regular goleiro Valdés, os laterais Daniel Alves e Abidal e o monstro Messi.
O Real Madri não fica atrás. Seu único titular que não esteve entre os onze de uma grande seleção no mundial é o brasileiro Marcelo (que poderia perfeitamente ter sido titular da nossa seleção). Dos outros vários possuem altíssima qualidade, como os alemães Özil e Khedira, os argentinos Higuaín e Dimaria, e o supercraque Cristiano Ronaldo.
Tem tudo para ser o jogo do ano entre clubes. A quantidade de craques, os treinadores brilhantes, a rivalidade clubística e regional... mas há um importante porém.
Os dois gigantes espanhóis ficaram tão acima das demais equipes do país, que o campeonato local perdeu muito de sua graça. Quando Real e Barça entram em campo, todos os torcedores sabem que o adversário tem grande chances de ser goleado. Isso chegou a um nível tal que no último campeonato, o Real fez o melhor campeonato de sua história, e mesmo assim nao foi campeão!
O que levanta uma velha questão. O que faz um grande campeonato: poucos times cheios de craques, como na Espanha, um punhado de times de alto nível e outro punhado que está um pouco abaixo disso (Inglaterra) ou uma multidão de times medianos, em que o nível apenas razoável garante o equilíbrio e a imprevisibilidade (Brasil e Argentina)?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails