terça-feira, 16 de novembro de 2010

o brasileirão 2010 a 3 rodadas do encerramento

Em meio a incessantes reclamações por arbitragens supostamente viciadas em prol do líder Corínthians, o campeonato brasileiro se encaminha para o final, com indefinições em todos os patamares da tábua de classificação.

cortesia: blogdojuca.uol.com.br

Há três objetos em disputa:
1. título
2. vagas para a libertadores 2011
3. permanência na série A

Obviamente não podemos incluir nesta lista as vagas para a sulamericana 2011, pois estas são consideradas prêmios de consolação a quem não conseguiu se enquadrar nas disputas 1 e 2 ou aos que se safaram da briga nº 3.

Então, vamos por partes ao que interessa.

1. o título

Além do Corínthians, Fluminense e Cruzeiro também postulam a láurea máxima, mas os resultados da rodada 35 (Fluminense 1 X 1 Goiás e Corinthians 1 X 0 Cruzeiro) encaminham o favoritismo ao time do Parque São Jorge. Abaixo, os jogos restantes para cada um.
Corínthians: Vitória, fora; Vasco, em casa; Goiás, fora.
Fluminense: São Paulo, fora; Palmeiras, fora; Guarani, em casa.
Cruzeiro: Vasco, em casa; Flamengo, fora; Palmeiras, fora.

Nenhum deles terá vida fácil, como tem sido desde o início do certame. A vantagem do líder (1 ponto para o Flu e 3 pontos para o Cruzeiro) é muito pequena para que seu favoritismo garanta o chopp antecipado. É preciso gabaritar as provas restantes. Provavelmente, antes da última rodada ainda não conheceremos o campeão brasileiro de 2010.

2. as vagas para a Libertadores 2011
Neste ponto, há um indefinição que nos remete à bagunça que sempre esteve presente no futebol dessas terras. Inicialmente, a promessa era de que os quatro primeiros colocados no brasileirão iriam jogar o torneio continental em 2011, mas uma manobra da Conmebol afastou parcialmente esta possibilidade. Em virtude do título do Inter na Libertadores 2010, que o garante na edição seguinte do torneio, e da vaga que caberá pela primeira vez ao campeão da sulamericana, que está em curso, a cartolagem resolveu reduzir a 3 o número de vagas oficiais do brasileirão. Este número ainda pode chegar a 4, desde que o campeão da sula não seja brasileiro. Confuso, mas a intenção é evitar a superpopulação de equipes brasileiras num torneio que deve ser continental (que tal alijar os mexicanos? Não, os patrocinadores não permitem...).

A disputa é entre Atlético-PR, Botafogo, Grêmio e São Paulo, nesta ordem de favoritismo. O clube que alcançar a 4a posição - a derradeira vaga - poderá cair fora caso Palmeiras ou Goiás faturem a Sula 2010.

3. a permanência na série A
O Prudente já está rebaixado por antecipação. Ainda restam três vagas para a série B 2011, com amplo favoritismo para o Goiás e seus míseros 32 pontos. Com 37, empatados Guarani a Avaí também participam do Z4, avizinhados por Atlético-MG e Vitória, com 39. Com 40 pontos, Atlético-GO e Flamengo (oh, o atual campeão!) ainda estão ameaçados de cair.
Esta briga macabra não sairá desse grupo de molestados pelas contingências.

Haja calculadora.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails