terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Melhor Campeonato do Mundo

Há uns 30 anos eu ouço gente dizendo que o brasileirão é o melhor campeonato inteclubes do planeta. Lembrava disso enquanto via o lamentável primeiro tempo de São Paulo X Palmeiras. Aí pensei: será que alguém que diz isso conhece outros campeonatos?
O Brasil já teve grandes times que poderiam competir com quaisquer outros do planeta. Mas infelizmente o brasileirão naquele tempo era bastante problemático. Times como o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha não chegaram a disputá-lo. Nos anos 1970 o Inter de Falcão, o Cruzeiro de Dirceu Lopes, o Palmeiras de Ademir da Guia e o Fluminense de Rivelino poderiam ter protagonizado um campeonato imbatível, mas infelizmente se viam perdidos em um campeonato com dezenas de clubes medíocres, que hoje seriam no máximo times de série C. Ou seja, a despeito de grandes times, a maioria dos jogos era péssima e desinteressante. Nos anos 1980 e 1990 as coisas melhoraram um pouco, mas as fórmulas continuaram confusas, as viradas de mesa eram freqüentes, e o calendário era um desastre, com campeonatos se prolongando pelo ano seguinte por falta de datas.
No século XXI, quando o calendário se racionalizou, as viradas de mesa terminaram, e se adotou a fórmula dos pontos corridos, era tarde demais. O êxodo havia chegado com tudo, levando embora nossos melhores jogadores, muitos dos quais saiam depois de disputar pouquíssimas temporadas em território brasileiro. Quem quer ver os melhores jogadores brasileiros (e não europeus, aliás) tem de acompanhar as ligas européias. Evidentemente o Brasil continua produzindo os craques de sempre, mas os clubes nacionais não possuem condições de montar elencos que façam justiça à riqueza do material humano que o país produz.
Daí os ufanistas se agarram ao último recurso: o equilibrio do campeonato. De fato, as grandes ligas européias costumam ter sempre os mesmos campeões, enquanto no Brasil um efeito da baixa capacidade de investimento é um maior nivelamento. Só que mesmo aí temos um rival no mínimo equilibrado conosco: a Argentina. Os últimos seis torneios nacionais disputados no país vizinho tiveram seis campeões diferentes (Argentinos Jrs., Banfield, Velez, Estudiantes, Boca, River). O atual campeonato começou com no mínimo metade dos clubes com expectativas realistas de ocupar um lugar no alto da tabela. Como os grandes perderam potencial de investimento, os pequenos equilibraram o jogo. E roubaram o último argumento dos que insistem em negar a realidade e acreditar que temos o melhor campeonato do mundo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails