quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Champions League

Uma coisa que nunca entendi bem é o fato de muita gente que diz gostar de futebol não demonstrar o menor entusiasmo pela Uefa Champions League (UCL), que começou ontem. Não que eu seja daqueles deslumbrados que vêem grandes craques em qualquer time pequeno do velho continente. Mas um torneio desses é simplesmente irresistível. Os estádios, gramados, as transmissões de TV... e os times, claro.
O Brasil tem times que poderiam enfrentar no minimo em condição de igualdade uns 70 ou 80% dos que estão na UCL. Mas o torneio europeu tem duas vantagens muito significativas. Primeiro, são muitos times de bom nível: enquanto no brasileiro temos uns 5 ou 6 (digamos, Corinthians, Fluminense, Cruzeiro, Santos, Internacional e Botafogo) que realmente merecem ser vistos, a UCL tem uns 15 times nesse nível, o que sobe bastante o nível médio.
Mas o principal na verdade é um número mais reduzido de clubes (de 6 a 8) que concentra os grandes craques do planeta terra. Se você fizer uma lista dos maiores craques do globo, acabará se rendendo ao fato de que quase todos jogam nesse pequeno punhado de times. Ou seja, toda semana alguns deles farão muito bonito nessa competição.
O grande exemplo é o Barcelona, que tem nada menos do que 7 titulares da seleção espanhola campeã do mundo. E das quatro diferenças entre as duas equipes, apenas uma (Valdes no gol do Barça, com Casillas na meta espanhola) favorece a seleção daquele país. Abidal é no mínimo tão bom quanto Capdevilla e Daniel Alves é claramente superior a Sérgio Ramos. A entrada de Messi no lugar de Xabi Alonso é uma covardia total, pois não apenas coloca o melhor jogador do mundo no lugar de um razoável e esforçado volante, como ainda possibilita o recuo de Xavi, que pode emprestar seu imenso talento de organizador ao início das jogadas blaugranas, ao invés de estar tão avançado quanto na copa de 2010.
Junte-se a isso o maior entrosamento e tempo de treinamento, e você chegará a uma conclusão óbvia: o Barcelona é bem superior à seleção campeã mundial de futebol. Acrescente a isso o fato de que há no mínimo outras 2 ou 3 equipes do mesmo nível no torneio (Chelsea, Bayern e Inter, que podem ser alcançadas por Real Madrid, Manchester United e Milan, que tem jogadores para tanto, ainda que precisem melhorar o jogo), e fica difícil se opor à idéia de que um torneio assim é absolutamente obrigatório para quem goste de futebol.

Um comentário:

Leonardo Steno disse...

4a-feira à tarde em frente à tevê + cerveja gelada + jogo da champions league = VIDA.

Related Posts with Thumbnails