terça-feira, 27 de julho de 2010

Seleção Caseira?

Esse questionamento me veio à cabeça hoje. Isso porque esse termo “seleção caseira” ou “uma seleção mais caseira” foi muito discutido nos últimos dias, e é tido como uma das diretrizes que devem estar presentes no processo de “renovação” da seleção brasileira.
A lista do Mano ontem deixou isso claro. Trata-se de apenas de uma primeira convocação sim, então não façamos muito alarde. Mas também não custa analisar.
A seleção, por enquanto, além de nova (idade máxima de 23 anos), é caseira. Dos 24 nomes, 13 jogam ainda no futebol nacional. No entanto, destes pelo menos quatro já tem propostas para jogar no exterior (Hernanes, André, Jucilei, Ganso), fora o Robinho que ainda está no Santos, mas deve retornar para o Manchester City ou outro clube da Europa em breve. Daí os nacionais já caem pra oito.
Ok, ok… Deixemos de lado essa contagem boba. Vamos colocar aqui só uma questão: Existe espaço para uma seleção caseira uma vez que não existe nenhum projeto para manutenção dos craques “nacionais”?
No que acredito? Nem o Mano, nem nenhum outro técnico levará pra Copa uma seleção cheia de surpresas de última hora (como teriam sido Ganso e Neymar, caso tivessem sido convocados por Dunga).
Mano deixou bem claro que haverá um trabalho de preparação e amadurecimento desses garotos na seleção – assim como fez o Dunga, de certa forma, mas não com gente jovem. O ex-comandante corinthiano deve então pegar essa molecada “pra criar”, agora é fato que em breve poucos deles estarão no Brasil ainda.
Ou seja, a seleção de 2014 poderá ser nova, renovada e geradora de uma maior identificação, mas dificilmente será uma seleção de jogadores que atuam no Brasil (pelo menos não em sua maioria).
Se teremos um time “caseiro”? Bom… acho que caseiro em termos.

Um comentário:

Leonardo Steno disse...

O Sandro está no Inter mas já foi vendido para o Tottenham, devendo se apresentar assim que o Inter cair fora da Libertadores.

Related Posts with Thumbnails