quarta-feira, 7 de julho de 2010

projetando 2014

Com mais uma derrota em quartas de final, o Brasil inaugurou mais uma forma de sair fracassado de uma copa do mundo: através da convicção, do comprometimento e da coerência. Se em 2006 o que se viu foi o oposto de 2010, ou seja, houve desprendimento de todo e qualquer valor fundamental para se triunfar, desta vez o excesso de raiva e de dedicação ao técnico foram fatais.

Um dos erros cometidos foi imaginar que o êxito nas conquistas das copas América e confederações eram suficientes para encarar um mundial com um grupo de jogadores de qualidade média. Todos comprometidos, é sempre bom ressaltar. Os picos de talento estavam na defesa: Lúcio, Júlio César, Maicon e Juan. Não contamos com nenhum atacante da elite do futebol mundial, coisa rara em copas, em se tratando de seleção brasileira. Robinho, que já não figura entre os melhores do mundo há muito tempo, não tinha reserva. Kaká, principal estrela, idem. Mas a intenção, aqui, não é apontar erros, embora seja difícil não se envolver no assunto do momento. Todas as conversas terminam em seleção brasileira e ninguém fica alheio.

Como sempre ocorre no Brasil, as derrotas são sucedidas por uma reação, e o fracasso de 2006 teve no trabalho de Dunga a tentativa de se fazer o oposto ao que Parreira fizera naquela campanha de Ronaldos, Adrianos e laterais veteraníssimos.

Não deu certo. O time de Dunga não foi longe e agora começam as especulações para a Copa de 2014, que será em solo tupiniquim, 60 anos depois do mundial do Maracanazo. Até o final de julho, um novo técnico será apresentado. Nesta celeuma não entraremos. Vamos abordar, aqui, apenas os boleiros.

Os prováveis jogadores da próxima copa já têm seus nomes cogitados pela imprensa e pela torcida. Normalmente, as pessoas vão atrás das revelações de cada clube brasileiro e imaginam todos esses jogadores juntos, num time dos sonhos, algo que raramente (pra não dizer nunca) funciona.

O que segue, é uma projeção feita com base numa tendência: não é normal uma seleção brasileira montar um time completamente diferente da copa anterior. Os técnicos apreciam, com razão, a experiência adquirida em uma copa, seja numa campanha vitoriosa ou numa derrota retumbante. No trabalho de Dunga, por exemplo, ele aproveitou da seleção de 2006 os jogadores Lúcio, Juan, Kaká, Robinho, Gilberto, Júlio César e Gilberto Silva. Valorizou também Kléberson, pentacampeão em 2002. Nunca acontece uma renovação completa, e desta vez não deverá ser diferente.

Há variáveis que só poderão ser verificadas na prática, ou seja, com a bola rolando. Então, esta projeção deverá apresentar boa margem de erro (saberemos em 2014). Não se pode afirmar que um jogador vai manter regularidade num período tão longo quanto os 4 anos de intervalo entre uma copa e outra. Também não há como prever se um jogador como Ganso, por exemplo, vai jogar na seleção tudo o que jogou em seu primeiro semestre na titularidade do Santos. Não sabemos nem se ele vai manter a média obtida até aqui, no paulistão e na copa do Brasil, mas como isto é apenas uma projeção, todos os nomes que aparecerão aqui têm sua avaliação feita com base no que já foi apresentado e no potencial de cada um, além, é claro, da idade que cada jogador terá em 2014.

Comecemos, então, falando dos jogadores que foram à África do Sul. Eles estão agrupados em 3 módulos: no primeiro, as unanimidades; no segundo, os contestados (jogadores que eu convocaria e tu, não, ou vice-versa); e no terceiro, os rejeitados (jogadores que só na cabeça do Dunga poderiam ter ido à copa). Após a análise dos que foram ao mundial, as lacunas serão preenchidas com jogadores potencialmente convocáveis, até chegarmos a um grupo de 23 (nesta simulação, convocaremos 5 atacantes, pois temos convicção, comprometimento e coerência).

Unanimidades (nome do jogador – posição – idade em 2014):
  • Júlio César - Goleiro – 34. Apesar da falha no primeiro gol da Holanda, ele ainda é o melhor goleiro brasileiro em muitos anos. Sua idade não estará tão avançada para os padrões esportivos. CONVOCADO.
  • Maicon - Lateral – 32. Tem feito belas temporadas pela Inter de Milão, pois vem aprimorando sua capacidade de marcação. Pra quem teve Cafu em 2006 com 36 anos, a idade de Maicon não será problema. CONVOCADO.
  • Daniel Alves - Lateral – 31. O 12º jogador de Dunga seria titular em qualquer outra seleção. Na brasileira, deu o azar de disputar vaga com Maicon, e por isso acabou no banco. Apóia com maestria, e é peça fundamental no Barça. CONVOCADO.
  • Lúcio - Zagueiro – 36. Após 3 copas disputadas, em 2014 o grande Lúcio certamente não estará na mesma forma física e técnica. Infelizmente seu ciclo na seleção termina por aqui;
  • Juan - Zagueiro – 35. A mesma análise de seu parceiro de zaga. Fora da próxima copa.
  • Thiago Silva - Zagueiro – 29. A expectativa é de que sua carreira no futebol europeu seja brilhante. No Milan, é titular absoluto, e estará no auge em 2014. CONVOCADO.
  • Ramires - Volante – 27. É um jogador tático. Vai bem no Benfica e quando conquistou uma vaga entre os titulares de Dunga, estava suspenso e não pôde enfrentar a Holanda. Em 2014, sua idade será perfeita para figurar entre os principais. CONVOCADO.
  • Kaká - Meia – 32. A culpa do mau desempenho em 2010 foi da má condição física que o atleta do Real Madri apresentou. Se participar da próxima seleção, jogará sua 4ª copa do mundo, feito raro. CONVOCADO.
  • Luís Fabiano - Atacante – 33. Se analisarmos a carreira deste jogador, encontraremos altos e baixos. O desempenho pífio na copa da África é um dos baixos. É um atacante que brilha num time do segundo escalão da Europa – pouco para ser uma unanimidade, mas Adriano, que seria a bola da vez, desperdiçou sua chance. Fora.
Contestados (nome do jogador – posição – idade em 2014):
  • Robinho - Atacante – 30. Poderia estar na lista acima, mas Robinho, cá entre nós, nunca se tornou aquilo que imaginávamos quando ele ensaiou os primeiros dribles no Santos campeão, ao lado de Diego. Não tem uma boa temporada na Europa há vários anos, tendo terminado entre os reservas por onde passou. Não é sequer o melhor atacante do Santos... Vamos deixar Robinho pedalando em outras praias.
  • Gomes - Goleiro – 33. Temos goleiros melhores aqui no Brasil.
  • Nilmar - Atacante – 29. É um atacante versátil e pode ser útil, ainda que para o banco de reservas. CONVOCADO.
  • Elano - Volante – 32. Um dos símbolos da era Dunga, Elano nunca convenceu ninguém, além de não ter vingado no futebol inglês.
  • Michel Bastos - Lateral – 30. Um bom meia no futebol francês. Como lateral, não mostrou quase nada na copa, e não fará falta nas próximas campanhas.
  • Luisão - Zagueiro – 33. Não pôde ser avaliado na copa da África. A idade é sua adversária. Fora da copa.
  • Gilberto Silva - Volante – 37. É outro que encerra seu ciclo.
  • Felipe Melo - Volante – 30. Com a imagem extremamente abalada, Melo deve ter se despedido da seleção com o coice que desferiu contra Robben. Esperamos que o próximo treinador não seja seu fã...
Rejeitados:
Pois bem, se os jogadores abaixo não deveriam ter ido à copa da África, não serão analisados para eventual nova convocação. Que tenham um bom final de carreira.
Grafite - Atacante - 35
Doni - Goleiro - 34
Gilberto - Lateral - 38
Josué - Volante - 34
Kléberson - Volante - 34
Júlio Baptista - Meia – 32

Para completar a lista, vamos começar pelos goleiros. Faltam dois, pois Júlio César está convocado. Os demais são Victor, do Grêmio, que esteve na copa das confederações e foi eleito duas vezes consecutivas o melhor goleiro do campeonato brasileiro, e Renan, do Inter, que foi titular na campanha do bronze olímpico.

Para as laterais, faltam dois para o lado esquerdo. Trata-se de uma posição carente de grandes jogadores, e este é um problema global. Marcelo, do Real Madri, é a primeira opção. O outro convocado é Diogo, do  SP.

Na zaga, temos Thiago Silva, que já participou da copa 2010 como reserva, mas deverá ser o titular em 2014. Neste setor, é importante ressaltar que experiência é algo a ser considerado. Convocaremos Miranda, do São Paulo. O ex-saopaulino Breno, que está no futebol alemão, e a revelação do Grêmio, Mário Fernandes, completam o quarteto de zagueiros.

No meio de campo já temos Ramires e Kaká. Completaremos com Denílson, do Arsenal, Hernanes, do SP, Lucas, do Liverpool, Sandro, do Inter, Marlos, do SP, Ânderson, do Manchester, Philippe Coutinho, do Vasco, e Ganso, do Santos.

Para o ataque, recorreremos aos meninos da Vila, André e Neymar. Como teremos 5 atacantes e Nilmar já está convocado, as 2 vagas restantes serão preenchidas com Pato, do Milan e Fred, do Fluminense.

São estes os convocados:
Goleiros: Júlio César, Victor e Renan.
Laterais: Maicon, Daniel Alves, Marcelo e Diogo.
Zagueiros: Thiago Silva, Breno, Mário Fernandes e Miranda.
Meias: Sandro, Ramires, Kaká, Denílson, Hernanes, Lucas, Marlos, Ânderson, Philippe Coutinho e Ganso.
Atacantes: André, Pato, Neymar, Nilmar e Fred.

Até 2014, nascerão novos talentos. Outros poderiam ter sido citados, como Dentinho, Rafinha, Douglas Costa, Neuton, Thiago Ribeiro, Giuliano... muito embora já tenha sido difícil convocar 23 (se o atento leitor percebeu, a convocação contemplou 26 jogadores, 3 a mais que o limite imposto pela FIFA). E daí? É apenas projeção.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails