terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Craque Exilado

Com toda a justiça Dario Conca levou todos os prêmios de melhor jogador do brasileirão. Poucas vezes houve tamanha unanimidade como essa, já que o bom jogador argentino conduziu seu time ao título e ainda teve a proeza de jogar todas as partidas do campeonato. A curiosidade pouco comentada é que Conca nunca teve espaço para jogar em seu país, e por isso teve de ir primeiro para o Chile e depois para o Brasil. Digo mais: hoje mesmo teria dificuldades para se encaixar por lá.
Não que o futebol que se joga na Argentina hoje seja muito melhor que o brasileiro, pelo contrario. Eles padecem dos mesmos problemas que nós (estádios ruins, calendário horrível, os melhores jogadores vão embora cedo, os dirigentes são patéticos) e ainda sofrem com a crise econômica. Se os dirigentes brasileiros vissem alguns jogos de times argentinos poderiam trazer muitos bons jogadores que estão lá, pois dinheiro para isso nao faltaria.
A questão é que por alguma razão que se pode discutir em outro momento, o Brasil desistiu de produzir armadores e atacantes. Essas posições, nas quais sempre tivemos fartura, hoje estão carentes. Enquanto isso, melhoramos muitíssimo na produção de defensores. O oposto dos argentinos, que sofrem para achar bons defensores, mas tem atacantes e armadores de sobra atualmente.
Isso significa que vários zagueiros que consideramos razoáveis ou bons seriam titulares da seleção argentina com um pé nas costas. Quase todos os defensores e goleiros em ação no brasileirão teriam pouca ou nenhuma dificuldade em se arranjar nos clubes de lá. Se Miranda fosse argentino seria talvez o melhor zagueiro do país, incluindo os que estão jogando fora.
A coisa se inverte no quesito armadores. Conca não teria chance de titularidade em clubes como River Plate, Velez Sarsfield, Boca Juniors, Racing, Banfield ou Godoy Cruz, já que todos tem armadores claramente superiores a ele. Em clubes como Newell's, Tigre, Cólon, Quilmes ou Estudiantes, o baixinho teria de disputar espaço sem garantia de vaga. Só teria lugar certo nos últimos colocados do torneio, como Huracán, Gimnasia e Independiente.
Seu coroamento como craque do brasileirão chamou a atenção em seu país natal, e hoje uma enquete do Olé deu maioria aos que acham que Conca mereceria uma chance na albiceleste. Mas eles não o vêem jogar, já que o brasileirão não passa lá. Conca pode até ser convocado pelo sucesso alcançado aqui. Mas jamais seria reconhecido ficando por lá.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails