terça-feira, 30 de novembro de 2010

Futebol de Resultados

Nas últimas seis temporadas, o Barcelona conquistou quatro títulos espanhóis, duas UEFA Champions League e um campeonato mundial de clubes. Nesse percurso, enfrentou e derrotou todas as grandes equipes européias. Ontem bateu por 5 a 0 o Real Madrid, de José Mourinho, em uma das maiores atuações de uma equipe na história do futebol.
Falo isso para lembrar de algo curioso. Há uma série de pessoas que acha que jogar bem não serve para nada, e só ganha campeonatos quem joga de forma defensiva, explorando os contra-ataques. Isso é curioso, porque toda vez que um time assim conquista algum título, isso "prova" que essa idéia é verdadeira. Mas quando um time com outra característica conquista um título, isso não "prova" nada.
Um exemplo é a copa do mundo. Quando a bola rolou na África do Sul e os espanhóis perderam pra os defensivos suíços na estréia, essas pessoas foram ao delírio. Viram como uma boa defesa para qualquer time ofensivo?, diziam eles. Ao fim aquele time espanhol foi campeão mundial. Nada disso. Inverteram o discurso. Aquela seleção espanhola não era ofensiva coisa nenhuma, disseram as mesmas pessoas, mas era parecidíssima com a cautelosa seleção brasileira de 1994. Comentar assim é fácil demais, não é?
No fim da temporada passada, José Mourinho montou um sistema defensivo absolutamente impressionante, conseguiu parar o Barcelona, e chegou à final da Champions League, da qual foi campeão. Essas pessoas todas viram o momento perfeito para mostrar como um bom sistema defensivo é o único caminho possível para grandes conquistas, enquanto o estilo de jogo do Barcelona poderia até ser bonito, mas não tem a mesma eficiência.
E ontem o Barcelona mostrou que pode perfeitamente arrancar para novas conquistas. Frente ao mesmo José Mourinho e seus grandes jogadores do Real Madrid, a equipe não tomou conhecimento do tradicional adversário e meteu um sonoro 5 a 0. Agora é esperar para ver o argumento que virá. Talvez ouviremos que na verdade o Barcelona de Guardiola não é ofensivo nada, na verdade é uma versão século XXI do antigo ferrolho suiço. Vá saber.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails