terça-feira, 7 de setembro de 2010

Entendendo os Pontos Corridos

Impressionante como rodada a rodada ouvimos análises precipitadas sobre o campeonato brasileiro. Muita gente já apontava o Fluminense como virtual campeão brasileiro, isso antes de terminar o primeiro turno. Bastaram alguns insucessos para que o time seja apontado como decadente, Deco não joga nada, o goleiro é frangueiro, etc. Santos, Internacional e Cruzeiro, apontados como carta fora do baralho, agora são candidatíssimos ao título, enquanto o Corinthians deixou de ser um time sem ataque para se transformar em um meio campo tão poderoso que dispensa artilheiros.
Isso tudo mostra como há muitos jornalistas, cartolas e torcedores que ainda não entenderam como funciona um campeonato em pontos corridos. São 38 rodadas, em que um ponto contra o arquirrival vale o mesmo do que num jogo contra o lanterna. Todos os jogos são decisivos. Estatísticas mostram que mesmo confrontos diretos contra concorrentes diretos não decidem nada.
A característica do campeonato torna inevitáveis as oscilações. Todos os times terão momentos melhores que outros. E nosso calendário ainda piora tudo. Primeiro, o campeonato começa com os melhores times disputando reta final de Libertadores ou Copa do Brasil, e portanto sem priorizar o brasileirão. Depois ainda há a janela de transferencias, em que jogadores chegam e saem, alguns times mudando muito seus elencos. E neste ano em especial o campeonato ainda ficou parado 1 mes por conta da copa do mundo, o que também pesa.
No fim das contas, são 3 ou 4 campeonatos diferentes, e dentro de cada um deles ainda há variações normais, causadas por uma atuação especialmente boa ou ruim, contusões, crises, etc. Mesmo assim ainda se apontam campeões, vitoriosos, fracassados e rebaixados rodada a rodada. Continua a se falar em "jogos decisivos" na 15a rodada, mesmo que sejam jogos que valem o mesmo que qualquer outro. De fato há muita gente precisando entender melhor o sistema de pontos corridos.

Um comentário:

Anônimo disse...

ñ entendo mto de futebol (:
maaaas, teu blog é mto bom, bastante informativo :D:D
bjnho :*

Wendy.
http://blogda-wendy.blogspot.com/

Related Posts with Thumbnails