terça-feira, 22 de junho de 2010

Rumo as oitavas

Definidos os primeiros quatro classificados às oitavas. E eles chegam lá com perspectivas muito diferentes.
Para a Coréia do Sul, é a primeira vez que consegue tal feito em uma copa disputada fora de casa. É um momento em que os coreanos só têm o que comemorar. Qualquer coisa que vier a partir de agora é lucro. A total decepção das atuações gregas e nigerianas tornou o feito da Coréia muito justo.
Já os mexicanos chegam às oitavas com um gosto um pouco amargo na boca. A vitória sobre os franceses havia deixado a imprensa daquele país muito otimista com a classificação para a segunda fase em um grupo tão equilibrado. Mas agora a certeza de enfrentar os argentinos após uma partida apenas razoável contra os uruguaios traz de volta o pessimismo. O medo de ficar de novo nas oitavas e renovar a impressão mundial de "amarelão" mexicano ficou forte demais.
Para os uruguaios é um momento de delírio. Depois de 20 anos sem uma vitória em copa do mundo, 40 anos sem vitória da tradicionalíssima camisa celeste (as posteriores foram de branco) e 54 anos sem liderar uma chave de mundial, é o momento do resgate uruguaio. Depois de anos de ostracismo, os charruas sonham em chegar a uma semifinal e colocar de novo seu país no mapa do futebol mundial.
Já para os argentinos, como para qualquer grande favorito ao título, a fase de grupos está mais para um apronto. E os argentinos passaram bem por ele. A despeito do esquema confuso de Maradona, o time venceu todos os jogos, quase não foi ameaçado e vê, pela primeira vez, Messi à vontade envergando a albiceleste. Os argentinos estão otimistas, e com toda a razão.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails