terça-feira, 17 de maio de 2011

vai começar o Brasileirão 2011

Não há como saudar o início de nosso principal campeonato sem antes citar este malfadado calendário do futebol brasileiro. Ano após ano, as rodadas iniciais são marcadas pelo desequilíbrio forçado pela disputa paralela das partidas decisivas da Copa do Brasil. Clubes envolvidos nas duas disputas (neste ano Vasco, Avaí, Ceará e Coritiba), não conseguem disputar os jogos iniciais do Brasileirão com a mesma atenção com que disputam as decisões em mata-mata da Copa. Se isto é ruim para estas equipes, trata-se ao mesmo tempo de um componente favorável a seus adversários, que terão pela frente uma tarefa não tão árdua como deveriam.

Afora esta mácula, o Brasileirão está prestes a começar.

O Fluminense defenderá seu título, mas não vem sendo apontado como um dos favoritos ao caneco. Aliás, não há grandes times no front. O Santos, que tem o melhor jogador (Neymar) e é o campeão paulista, está às voltas com a Libertadores em suas fases mais disputadas, e deverá perder pontos preciosos. O Flamengo tem Ronaldinho Gaúcho, jogador mais caro do país, e é o campeão carioca, mas seu futebol pálido e sem inspiração não tem assustado os adversários do rubro-negro.

Os dias que antecedem a abertura do certame são permeados por cogitações acerca de contratações, sendo que as mais audaciosas envolvem a volta de jogadores do exterior, valorizados a peso de ouro pelo simples fato de já terem jogado em solo internacional. É um dos nossos hábitos atuais: o veterano que vem de fora chega recebendo um salário milionário, enquanto o jovem promissor é subvalorizado a ponto de aceitar a primeira proposta que venha de um clube qualquer do leste europeu, o que, obviamente, só enfraquece tecnicamente o futebol brasileiro. Criou-se uma distorção salarial incompatível com a produção de cada profissional.

Internamente, o mercado também se agita. Alguns destaques oriundos de equipes do interior podem receber a oportunidade de suas vidas, ao serem chamados pelos grandes da série A – na verdade, este seria apenas um degrau para a realização desses jogadores, qual seja, jogar na Europa.

Mas o torcedor está acostumado a tudo isto. Não há como antecipar favoritismos, candidatos a rebaixamento, ou quem será o destaque da competição. Mas é fácil prever que teremos alterações em datas de jogos, demissões de técnicos já nas primeiras rodadas, reclamações contra arbitragens em todos os jogos, brigas de torcidas organizadas... o esporte nem sempre protagoniza as manchetes. Este é o Brasileirão na sua essência.

Ao mesmo tempo, teremos bons jogos, alternâncias na tabela, jogadores novos se revelando. Temos opções para todos os gostos, num campeonato que vai até dezembro sem ser interrompido nem pela Copa América.

Uma das novidades para 2011 é um novo horário para jogos: sábados às 21h. Na primeira rodada, Santos x Internacional é o jogo que marcará a estreia desta nova faixa de jogos, que vai introduzir o futebol aos sábados à noite, uma opção inédita por essas bandas. Os confrontos inaugurais são os seguintes:

Sáb 21/05/2011 - 18h30 Cláudio Moacyr
FLA x AVA
Sáb 21/05/2011 - 18h30 Presidente Vargas
CEA x VAS
Sáb 21/05/2011 - 18h30 Arena do Jacaré
CAM x CAP
Sáb 21/05/2011 - 21h00 Vila Belmiro
SAN x INT

Dom 22/05/2011 - 16h00 Benedito Teixeira
PAL x BOT
Dom 22/05/2011 - 16h00 Olímpico
GRE x COR
Dom 22/05/2011 - 16h00 Couto Pereira
CFC x ATG
Dom 22/05/2011 - 16h00 Orlando Scarpelli
FIG x CRU
Dom 22/05/2011 - 18h30 São Januário
FLU x SPO
Dom 22/05/2011 - 18h30 Arena do Jacaré
AMG x BAH

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá foi a 1ª vez que vi a tua página e reflecti muito!Espectacular Trabalho!
Adeus

Related Posts with Thumbnails